As pedras grandes e o vaso

As pedras grandes e o vaso
by

A vida só pode dar certo se você souber claramente quais são as suas prioridades

 

Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou para a classe:
– Está cheio?

Unanimemente responderam:
– Sim!

 

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos:
– E agora, está cheio ?

Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:
– Sim!

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramá-la dentro do vaso. A areia, por sua vez, preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou:
– Então, está cheio?

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:
– Sim!

O professor mandou buscar uma jarra de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
– Qual é o objetivo dessa demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:
– Não importa quanto a “agenda” da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá “espremer” dentro mais coisas!

– Não! – Respondeu o professor – o ponto é o seguinte: a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua espiritualidade, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.

Amigo, está diante de você a possibilidade de colocar o que é realmente importante como prioridade de sua vida. A escolha é sua. Espero em Deus que você tenha uma atitude sábia. Seja servo e empreendedor. Seja humilde e ousado. Priorize o que faz e acredite no que fará.

Share

Recommended Posts

TESTE

28 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.